top of page
_edited.jpg)
Procedimentos terapêuticos não invasivos
Capsulotomia posterior com YAG Laser
Muitas vezes nos deparamos com pacientes que após a cirurgia de catarata apresentam baixa da acuidade visual. São muitas causas que podem levar à baixa de visão pós cirurgia de catarata tardiamente, e ao exame oftalmológico conseguimos constatar quaisquer anormalidades.
Por sorte uma das alterações mais comum é reversível e se chama : Opacidade de cápsula posterior . Tal condição se relaciona ao crescimento de células e formação de tecido fibrótico atrás da lente intraocular que pode acontecer em anos ou até em meses após a cirurgia . Isso não quer dizer que a lente usada foi ruim ou que algo de errado aconteceu na cirurgia, mas sim que o seu organismo respondeu desta forma.
Podemos concluir que NÃO a catarata não voltou .
Como Fazer ?
Uso um aparelho que emite um laser , o feixe de YAG laser rompe a fibrose atrás da lente, limpando o eixo da visão .
Quando pode fazer ?
Após 3 meses da cirurgia de catarata, no mínimo.
Quais os Benefícios ?
Livrar o centro da visão da opacidade de cápsula instalada.
Quais os riscos?
Em raros casos pode se desenvolver inflamação intra retiniana necessitando de um tratamento mais prolongado . Por tal Motivo são prescritos colírios anti inflamatórios e hipotensores de forma preventiva a qualquer aumento de pressão e inflamação após o procedimento .
Quantos dias vai ficar embaçado após o tratamento a laser?
Em média 3 a 4 dias comumente a visão do olho tratado fica embaçada . Mas isso é temporário . E após este período espera-se pela restauração da acuidade visual .



Nas imagens acima podemos observar uma lente intra ocular , e com o uso da tecnologia a laser podemos prover a " limpeza" da lente, restaurando a qualidade visual .
Iridotomia YAG laser ou iridectomia a laser
A Iridectomia a laser é um procedimento indicado para facilitar o escoamento do líquido interno produzido pelo olho. Chamamos tal líquido de humor aquoso.
Nosso olho tem duas vias , uma de produção e uma de escoamento de tal fluido . Em olho com anatomia desfavorável , o escoamento pode sofrer dificuldades em ser feito em contrapartida a produção se encontra dentro da normalidade . Sendo assim existe um desbalanço e consequente aumento da pressão intra ocular. Em indivíduos com histórico familiar ou com Glaucoma já instalado, se faz necessária a intervenção . Por sorte aqui também disponibilizamos a tecnologia a laser para a abertura de um caminho alternativo para a passagem de tal liquido e assim melhorar anatomicamente as condições do seio camerular , local onde é feita a drenagem do humor aquoso .
Quando pode fazer?
Isso depende da avaliação do oftalmologista , mas em via de regra quando não exista qualquer quadro de inflamação ocular ativa .
Dói ?
Pode gerar um desconforto momentâneo durante a aplicação do laser , aqui diferentemente da capsulotomia, podemos ter tal sintoma. Por se tratar de aplicar laser na íris , fazendo na mesma uma via alternativa de escoamento do humor aquoso da região posterior para a nterior , é esperado um pouco de dor temporária .
Diminui a visão ?
Não .

bottom of page