Alguns Porquês para eu ter escolhido ser Oftalmologista ?
- Pedro Augusto
- 1 de fev. de 2020
- 2 min de leitura
Eu não tenho intenção nenhuma de ser Blogueiro. Mas eu gostaria de compartilhar algumas experiências Literárias e culturais , que pessoalmente me agitaram e ainda agitam. Lá na época do ensino médio , me preparando para o Vestibular tive acesso à Obra Manuelzão e Miguilin do Gênio da literatura Brasileira João Guimarães Rosa . Vou deixar um trecho e vejam como Enxergar pode ser algo mágico .
"Miguilim olhou. Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessôas. Via os grãozinhos de areia, a pele da terra, as pedrinhas menores, as formiguinhas passeando no chão de um distância. E tonteava. Aqui, ali, meu Deus, tanta coisa, tudo… O senhor tinha retirado dele os óculos, e Miguilim ainda apontava, falava, contava tudo como era, como tinha visto. Mãe estava assim assustada; mas o senhor dizia que aquilo era do modo mesmo, só que Miguilim também carecia de usar óculos
(…)
O doutor entendeu e achou graça. Tirou os óculos, pôs na cara de Miguilim. E Miguilim olhou para todos, com tanta força. Saiu lá fora. Olhou os matos escuros de cima do morro, aqui em casa, a cerca de feijão-bravo e são-caetano; o céu, o curral, o quintal; os olhos redondos e os vidros altos da manhã. Olhou mais longe, o gado pastando perto do brejo, florido de são-josés, como um algodão. O verde dos buritis, na primeira vereda. O Mutum era bonito! Agora ele sabia.”
Manuelzão e Miguilim · João Guimarães Rosa - Nova Fronteira (Rio de Janeiro). 11a. edição. 2001

João Guimarães Rosa também era médico, mas não foi oftalmologista . Acabou sendo um diplomata e em exercício junto a sua mulher Aracy Guimarães Rosa na Alemanha Nazista até 1942 , protegeram e salvaram judeus dos horrores do holocausto.
Sem mais delongas , meu encanto não só por Miguilin bem como outros livros , ainda se depara em sorrisos e alegria daqueles pacientes que compartilham dessa magia epifânica que é enxergar melhor.
(Reproduzo aqui a mensagem que te enviei de manhã, no último dia 20\setembro pelo Whatsapp , a que me referi no comentário acima na tarde do mesmo dia)
Caro Dr. Pedro
Mais uma vez, muito obrigado por me devolver a visão. Estou deslumbrado com a redescoberta das coisas, principalmente das cores. Como te disse ontem, recordei Miguilim - que conheci na minha adolescência. Reli algumas páginas da novela que estão disponíveis no bookgoogle.com.br. A passagem mais emocionante para mim sempre foi o reconhecimento das coisas do mundo quando ele ganha um óculos. Não tenho mais o livro porque há alguns anos estou me desfazendo dos meus livros.
um abraço
com gratidão
de quem sempre guardará a lembrança
João dos Reis
Dr Pedro Augusto
Mas que feliz coincidencia! Somente hoje decidi pesquisat no Google sobre voce - porque estava com dificuldade para ler e escrever - e encontrei a sua referencia a Miguilim. Escrevi a mensagem que te enviei hoje de manha pelo Whatssap sem saber da sua admiracao por Joao Guimaraes Rosa. Quer dizer, fiquei sabendo por nossa conversa no sabado, mas nao conhecia ainda esda pagina ns internet. Tanto que te enviei oa mesma padsagem da novela no Whatssap.
Como diz o escritor (com outras palavras) a vida e' cheia de misterios.